Nada sober vós sem vós

Log in
updated 7:06 AM UTC, Sep 15, 2021
Informação:
LEIA E PARTILHE: a última edição da revista digital da Plural&Singular que já vai na 26.ª edição e tem em destaque a 7.ª edição do concurso internacional de fotografia "A inclusão na diversidade"

Pessoas com deficiência protestam pelo direito ao acesso antecipado à reforma

Muitos associados e amigos do Centro de Vida Independente (CVI) amanhã, 16 de setembro, vão estar em frente à Assembleia da República, a partir das 14 horas, porque se sentem “fartos de esperar” pela definição das condições de acesso à reforma para as pessoas com deficiência. O CVI apela a todos os apoiantes desta causa a juntarem-se neste protesto que pretende “velar simbolicamente o cadáver imaginário de um trabalhador com deficiência que morreu sem ter tido a oportunidade de gozar um único dia de reforma”.

Guimarães: o palco da inclusão na diversidade

Um dia dedicado à “inclusão na diversidade” é a proposta da Plural&Singular e do Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media que gere esta revista digital para um passeio inclusivo pela cidade de Guimarães. Este evento realiza-se no dia 17 de julho, a partir das 13h00 no café-concerto do Centro Cultural Vila Flor e culmina às 18h00 no mercado municipal, local escolhido para a inauguração da exposição de fotografias da 7.ª edição do concurso internacional de fotografia, promovido desde 2014 em parceria com o Centro Português de Fotografia (CPF), no Porto.

Guimarães abre Gabinete de Apoio ao Cuidador

Realizou-se ontem, 19 de fevereiro, a cerimónia de formalização do Programa “Guimarães Concelho Cuidador”, uma iniciativa coordenada pelo município vimaranense que passa a ser operacionalizada através de um Gabinete de Apoio ao Cuidador localizado na delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa.

Guimarães: Plural&Singular “troca por miúdos” conceitos complexos na ASSP

A Plural&Singular, marca gerida pelo Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media, e a Delegação de Guimarães da Associação de Solidariedade Social dos Professores (ASSP Guimarães) apostam no desenvolvimento do projeto “Trocar por miúdos - Eu, o outro e o mundo”- conceitos complexos explicados às crianças e jovens” e vão desenvolver, a partir de hoje, 29 de junho, 10 sessões dirigida ao público infantojuvenil que frequenta as atividades de tempos livres nas férias de verão.

Transportes públicos: o Sérgio "reclamou", a Carris respondeu

Sérgio Alexandre Lopes na madrugada do dia 01 de janeiro não teve tarefa fácil para regressar a casa depois de festejar a passagem de ano. O autocarro da Carris, em Lisboa, em que deveria seguir tinha a rampa avariada e o habitual “vai ter que esperar pelo próximo” desta vez encontrou um cidadão com mobilidade reduzida com vontade de dizer basta. Sérgio Alexandre Lopes decidiu bloquear a passagem do autocarro e desde essa altura o tema tem dado “pano para mangas”.

A festa acabou, mas fica a exposição “A inclusão na diversidade” até final do mês

Quem for agora visitar o Centro Português de Fotografia vai encontrar, até ao final de dezembro, as fotografias vencedoras da 6.ª edição do concurso internacional de fotografia “A inclusão na diversidade”. Já não há vestígios do evento de terça-feira, dia 03 de dezembro, que juntou vários amigos da Plural&Singular e apaixonados desta arte. Só a memória dos presentes e algumas imagens guardam os momentos partilhados para mais tarde recordar.

A Plural&Singular faz anos e o concurso de fotografia canta-lhe os parabéns

Os vencedores do concurso internacional de fotografia “A inclusão na diversidade” já foram selecionados do leque de 100 fotografias recebidas e serão dados a conhecer a 03 de dezembro no Centro Português de Fotografia, no Porto, altura em que se vai cantar os parabéns à Plural&Singular pelos sete anos de existência desta revista digital dedicada à temática da deficiência/diversidade funcional.

Quase três centenas de participantes na Academia FORMEM 2019

 

293 pessoas participaram na 3.ª edição da Academia FORMEM, uma iniciativa organizada pela Federação Portuguesa de Centros de Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência (FORMEM) que, anualmente, se compromete a proporcionar a todos o interessados um evento para estimular a aprendizagem e a reflexão de temas relacionados com o apoio às pessoas com deficiência e incapacidade.

“A inclusão na diversidade”: Uma centena de imagens para avaliar sexta-feira

Nem mais, nem menos, foram 100 as fotografias recebidas, num total de 42 candidaturas, no âmbito do concurso internacional de fotografia “A inclusão na diversidade” da Plural&Singular. E é já na sexta-feira, dia 08 de novembro, que o trio de jurados vai avaliar a centena de imagens candidatas da edição de 2019 desta "maratona fotográfica" em homenagem à inclusão e à diversidade.

Dia nacional da Paralisia Cerebral

As Comemorações do Dia Nacional da Paralisia Cerebral, que se assinala amanhã, 20 de outubro, acontecem em Guimarães para celebrar também os 25 anos da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães (APCG).

“A inclusão na diversidade”: Veja as fotografias vencedoras das cinco edições do concurso com descrição

Disponibilizámos “em modo teste” as descrições das 16 fotografias vencedoras das cinco edições do Concurso Internacional de Fotografia “A inclusão na diversidade”, um trabalho que só foi possível realizar graças à parceria que o Instituto Politécnico de Leiria, no âmbito do mestrado em Comunicação Acessível estabeleceu com o Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media que gere a marca ‘Plural&Singular’.

Universidade do Minho: Capacitar mulheres com deficiência

“Capacitar mulheres com deficiência [Empowering Women with Disabilities]” é o mote para a iniciativa programada para amanhã, 02 de outubro, no âmbito do Projeto Europeu RISEWISE – “RISE Women with disabilities In Social Engagement” a realizar na sala 0.29 da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho no campus de Azurém, em Guimarães.

Coimbra: Academia FORMEM 2019 é já em outubro

A 3.ª edição da Academia FORMEM, uma iniciativa organizada pela Federação Portuguesa de Centros de Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência (FORMEM) e cofinanciada pelo Programa de Financiamento a Projetos do Instituto Nacional Para a Reabilitação (INR,I.P.), realiza-se de 21 a 25 de outubro no Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, em Coimbra.

2019: Estão abertas as candidaturas ao concurso internacional de fotografia “A inclusão na diversidade”

 

Estão abertas, até 15 de outubro, as candidaturas ao concurso internacional de fotografia “A inclusão na diversidade”. E na sexta edição desta iniciativa a organização quer chamar a atenção para as questões de género e, ao mesmo tempo, tornar o concurso de fotografia ainda mais acessível graças à parceria com o mestrado em Comunicação Acessível do Instituto Politécnico de Leiria.

Falecimento do presidente da Direção Nacional da ADFA

A Plura&Singular e o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência lamentam o falecimento inesperado do presidente da Direção Nacional da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA), o Comendador José Eduardo Gaspar Arruda, no dia 26 de janeiro no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, em Lisboa.

Medidas importantes do Orçamento de Estado 2019

O Instituto Nacional para a Reabilitação no respetivo site destaca oito das medidas que o Orçamento de Estado para 2019, aprovado pela Lei nº 71/2019, de 31 de dezembro, que entrou em vigor dia 1 de janeiro de 2019, prevê implementar no âmbito da promoção da inclusão das pessoas com deficiência.

Cercigui lança Selo Solidário com o apoio da ACIG

O Selo Solidário foi lançado pela Cercigui - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Com Incapacidades de Guimarães, Crl no dia 21 de fevereiro no Salão Nobre da Associação Comercial e Industrial de Guimarães, entidade que apoia este projeto.

Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é parceiro do projeto SW-UP

No dia 14 de janeiro, o projeto SW-UP (Sports for Women in Urban Places) reuniu com os parceiros locais na área da deficiência - o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência, a Cercigui e a Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães (APCG) - para refletir sobre aquele que é um dos tópicos em discussão deste projeto: o planeamento urbano e desportivo para a inclusão.

A festa da inclusão é já segunda-feira: TODOS convidados!

A festa anual da inclusão acontece segunda-feira no Centro Português de Fotografia (CPF), no Porto, e TODOS estão convidados! Faltam cinco dias para evento que marca o sexto aniversário da Plural&Singular e a entrega de prémios da quinta edição do concurso internacional de fotografia “A Inclusão na Diversidade”. Não faltem!

Plural&Singular: Autarquia vimaranense aposta na formação em comunicação acessível e inclusiva

A Plural&Singular na próxima segunda-feira, dia 26 de novembro, está responsável por ministrar a ação de formação e sensibilização sobre comunicação acessível e inclusiva aos elementos do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães. Esta iniciativa realiza-se no auditório da FRATERNA – Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social, no dia 26 de novembro a partir das 14h30, prologando-se até às 17h30.

Póvoa de Lanhoso: II Fórum Nacional para a Diversidade

A Carta Portuguesa para a Diversidade – criada para encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade - avança com a realização da segunda edição do Fórum Nacional para a Diversidade nos dias 21 e 22 de novembro na Póvoa de Lanhoso.

Braga: Plural&Singular integra o painel “A promoção da diversidade social nos/dos média portugueses: da investigação à intervenção”

A revista digital Plural&Singular foi convidada a integrar o painel “A promoção da diversidade social nos/dos média portugueses: da investigação à intervenção” do I Encontro do Grupo de Trabalho de Comunicação Intercultural da Sopcom-Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação que se realiza amanhã, dia 4 de outubro, no Mosteiro de São Martinho de Tibães, em Braga.

Prémio Praia + Acessível 2018

As candidaturas ao Prémio Praia + Acessível, um galardão que anualmente reconhece as melhores práticas desenvolvidas em praias portuguesas podem ser efetuadas até ao fim de setembro.

Guimarães: Open Talk “(Re) Pensar a Intervenção Social”

A 26 de setembro realiza-se na Universidade do Minho o Open Talk “(Re) Pensar a Intervenção Social”, uma iniciativa que se propõe procurar novos rumos e sentidos para a ação, assumindo-se como um importante momento de abertura a uma comunidade mais ampla, que permitirá a discussão com diversos peritos de renome nacional e uma aprendizagem conjunta que beneficiará a ação futura.

CLARABOIA - Feira de coisas | Festival de ideias [ATUALIZADA E C/ GALERIA]

Debates e reflexões com intervenientes de várias áreas, diferentes culturas e nacionalidades, desde especialistas a experienciados que partilharão o seu testemunho. Artesanato, artigos em segunda mão, música, ‘workshops’, serviço de bar e mostra de instituições… TUDO para TODOS num evento para curiosos, opinantes e/ou especialistas… Um evento onde TODOS cabem!

Lisboa: Marcha pela Vida Independente

Assinalando o Dia Europeu da Vida Independente, no próximo sábado, 5 de maio, realiza-se a partir das 14h30, em Lisboa, uma Marcha pelo direito à Vida Independente, a uma vida digna e ao empoderamento das pessoas com diversidade funcional.

Encontro de cuidadores em Guimarães

Um grupo de cuidadores informais vimaranenses decidiu replicar a manifestação marcada para 19 de maio, em Lisboa, pelo que Guimarães também será palco de uma iniciativa sobre desta temática: está agendada para o de Largo de Donães, no centro histórico, no mesmo dia às 14h30. O objetivo é reivindicar a aprovação do Estatuto de Cuidador Informal. E a Plural&Singular é parceira na organização do evento.

Assinar este feed RSS

4°C

Lisboa

Limpo

Humidade: 49%

Vento: 14.48 km/h

  • 03 Jan 2019 7°C 3°C
  • 04 Jan 2019 8°C 1°C