O mercado imobiliário português e a crise habitacional têm estado no centro do debate público. As complexidades deste setor tornam a procura por soluções justas imprescindível, mas, ao mesmo tempo, difícil de concretizar.
Com a Revolução dos Cravos, em 1974, a habitação condigna ganha protagonismo nas reivindicações dos portugueses. Dados disponibilizados pela Associação pelo Direito à Habitação e à Cidade referem que cerca de 600 mil famílias, um quarto da população, vivia, naquele tempo, …
As políticas de habitação em Portugal evoluíram de um modelo liberal, com escassa intervenção pública, para abordagens mais centralizadas e sociais. No entanto, desafios como a desigualdade no acesso, a especulação imobiliária e a segregação urbana continuam a verificar-se. Gonçalo Antunes …
Mais de metade das pessoas de etnia cigana revelou já ter sofrido discriminação em Portugal, segundo os resultados do Inquérito às Condições de Vida, Origens e Trajetórias da População Residente em Portugal (ICOT) hoje a 24 de junho pelo Instituto Nacional …
A Cercigui de Guimarães em parceria com a secção de judo do Vitoria Sport Clube realizou o Open de Judo de Guimarães a 22 de fevereiro no Dojo do Vitória SC, no Estádio D. Afonso Henriques.
O maratonista vimaranense Manuel Mendes garantiu esta semana uma vaga para os Jogos Paralímpicos Tóquio2020 depois de terminar em Londres, Inglaterra, em quarto lugar a Taça do Mundo de maratona do Comité Paralímpico Internacional (IPC).
A 500 dias do início dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, os comités paralímpicos nacionais de Língua Portuguesa anunciaram o lançamento da Casa da Lusofonia, um espaço que servirá para “encontro e celebração da cultura lusófona”, refere nota enviada à Plural&Singular.
Marcelo Rebelo de Sousa felicitou já a comitiva portuguesa que participou nos Campeonatos Europeus de atletismo de pista coberta da Federação Internacional para Atletas com Deficiência Intelectual (INAS), os heróis lusos que trouxeram de Istambul quase duas dezenas de medalhas.
O acesso à habitação é um direito fundamental, mas para Goreti Santos, mulher cigana de 52 anos, residente em Guimarães, esse direito foi-lhe quebrado devido ao preconceito étnico. A história desta senhora, marcada por tentativas frustradas de arrendar uma casa e ...
A taxa de pobreza extrema em África era a mais elevada do mundo, atingindo 38% da população, em 2022, com as desigualdades estruturais e distorções institucionais a impedirem a sua redução, revela um relatório do Banco Mundial divulgado a 04 de …
A União Europeia (UE) informou a 09 de dezembro que vai apoiar um projeto que visa trabalhar com crianças, escolas e famílias de Timor-Leste contra os abusos físicos e emocionais de menores.
Estão abertas, até 21 de maio, as candidaturas ao concurso internacional de fotografia “A inclusão na diversidade” que celebra a inclusão, a equidade e a igualdade de direitos e oportunidades numa sociedade caracterizada pela diversidade mas também os 12 anos da …